Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

terça-feira, 24 de junho de 2014

Salto de Pirapora aposta em novo distrito industrial

108 ANOS DE FUNDAÇÃO - PARABÉNS  SALTO DE PIRAPORA!

Município quer diversificar a economia e não depender só da mineração
Povoada e construída sobre um solo rico em minério, Salto de Pirapora completa hoje 108 anos de fundação e espera não mais depender apenas dessa atividade para manter a receita do município. Com o segundo distrito industrial da cidade, cuja implantação está na fase de documentação, o prefeito Santelmo Xavier Sobrinho (PMDB) quer diversificar a economia do município com a vinda de novas empresas. Para isso, o chefe do executivo utiliza duas ferramentas de incentivos fiscais: a concessão de áreas e a isenção do pagamento de impostos municipais por dez anos.


O Distrito Industrial 2 funcionará em uma área de 250 mil metros quadrados, que está sendo dotada de infraestrutura elétrica e de água e esgoto, além de aguardar regularização da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). De acordo com o secretário de Planejamento, Nivaldo Grohmann Baptista, pelo menos duas empresas iniciaram a documentação para funcionarem nesse distrito. 

"Além dos ganhos financeiros, nós precisamos pensar também na geração de empregos para a população", destacou o prefeito, que comemora a instalação de uma extensão do Centro Paula Souza e da volta dos cursos do Serviço Nacional da Indústria (Senai) à cidade, que "ajudarão a qualificar os trabalhadores para que eles tenham acesso ao crescimento profissional". 

Além do investimento na captação de médias e grandes empresas, o prefeito acredita também no perfil empreendedor do salto-piraporense. "Nós cedemos espaço e financiamos materiais e ferramentas de trabalho para os pequenos empresários da cidade, para que eles se desenvolvam e contribuam com a nossa economia", cita, referindo-se à construção de uma terceira incubadora, no novo distrito. Segundo ele, serão mais seis vagas para o desenvolvimento de empresas, além das oito existentes em cada incubadora do antigo distrito industrial (quatro em cada). 

Apesar disso, Santelmo reconheceu que o minério é o carro-chefe da economia da cidade, que hoje conta com cerca de 42 mil habitantes. "São três empresas grandes que, ao longo da história de Salto de Pirapora, se instalaram aqui atraídos pela riqueza do nosso solo." O município abriga componentes como cristalino de granito com bancos de calcáreo, além de lençóis de arenito e chistos.


Igreja matriz é marca de fundação da cidade 



Antes de receber as primeiras construções que dariam forma ao prédio religioso, o local que hoje abriga a igreja matriz de Salto de Pirapora recebia festas em homenagem a São João Batista, onde se reuniam os lavradores e operários de fornos de cal. Mais tarde, nesse mesmo local, foi construída aquela que seria a primeira capela da futura cidade. A construção recebeu, inclusive uma imagem do santo padroeiro, cujo dia serviu também para se comemorar o aniversário de fundação da cidade, em 24 de junho. 

A igreja foi erguida pelos moradores da vila por volta de 1910, porém, em 1922 recebeu os moldes em que se encontra hoje. O povoado foi elevado à vila em 1911, quando foi incorporado a Sorocaba e batizado como Distrito de Paz. A emancipação ocorreu em 1953, após plebiscito.


Programação festiva chega ao último dia 


Rodeio, música sertaneja e queima de fogos encerram hoje a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Salto de Pirapora. O encerramento das comemorações do 108º aniversário da cidade, porém, começam pela manhã, desde o nascer do sol, que será acompanhado a partir das 6h com apresentação da banda Lyra São João Batista, na praça da Matriz, no Centro. No mesmo local, às 8h, tem ato cívico com hasteamento das bandeiras. 

O desfile cívico começa às 9h, partindo da praça Elpídio Marcello (Praça da Fonte) e percorrendo as ruas centrais. O último dia da festa do peão terá como atrações a final do rodeio profissional, a partir das 21h, e, uma hora depois, show com o cantor João Luiz Corrêa, no Recinto de Exposições e Festas Antonio Carlos Farrapo. A entrada é gratuita.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

2 comentários:

Unknown disse...

Esqueci-me de citar outra medida que também atrairia muito mais gente para a festa do que machucar os animais indefesos:
- Divulgar a festa na internet, pois já é o segundo dia que procuro por algum site de divulgação da agenda da festa e nada encontro.

Unknown disse...

Parabéns pela coragem em denunciar essas babaquices totalmente sem graça que são essas montarias em bois.
Os organizadores poderiam adotar algumas medidas para melhorar a festa e aumentar o público:
- Substituir o rodeio por touros mecânicos disponíveis para que todos os visitantes possam brincar. Isso também evitaria o cheiro fortíssimo de merda de vaca no recinto da festa.
- Alterar a data da festa para a primeira semana de julho, evitando a coincidência com a festa junina de Votorantim, que atrai todo público de Sorocaba.

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo