Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

PF prende suspeitos de fraude contra o Sistema Financeiro Nacional

Operação Flórida cumpre 91 mandados em 10 cidades de SP.
Esquema seria chefiado por empresário de Sorocaba.


Presos estão sendo ouvidos nas unidades da Polícia Federal (Foto: Natália de Oliveira/G1)
A Polícia Federal (PF) deflagou na manhã desta terça-feira (24) a Operação Flórida, que investiga uma quadrillha suspeita de praticar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. O esquema, segundo a PF, era chefiado por um empresário de Sorocaba (SP). Ele é suspeito de controlar um esquema envolvendo transações com empresas norte-americanas. Cerca de 200 policiais federais cumprem nove mandados de prisão, 49 mandados de busca e 33 mandados de condução coercitiva em 10 cidades no estado, incluindo a capital.

De acordo com a PF, três empresas norte-americanas, sediadas na Flórida e controladas pelo empresário de Sorocaba, estariam envolvidas em transações financeiras suspeitas de envio de doláres clandestinamente para os Estados Unidos e para a China.

Os suspeitos se utilizavam do esquema, que utilizava de empresas de fachada e sócios “laranjas” ligados à organização criminosa. Ao longo da investigação já foram indiciadas 50 pessoas pela prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro, constituição de organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.

De acordo com o Chefe da Unidade de Inteligência da Polícia Federal, delegado Valdemar Latânce Neto, seis pessoas foram presas em Sorocaba e duas em São Paulo. Um nono suspeito está no exterior e no nome será passado para a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). O nome do empresário de Sorocaba não foi divulgado.

As investigações contaram com a cooperação internacional do Serviço Secreto dos Estados Unidos e teve início em abril de 2014. Os mandados expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de Sorocaba estão sendo cumpridos pelos policiais federais em Sorocaba, São Paulo, Itapetininga, Itu, Indaiatuba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Guarujá, Itapeva e Franca.

Os presos estão sendo ouvidos nas unidades da PF mais próximas dos locais do cumprimento dos mandados. Outras pessoas serão intimadas a comparecer na Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba para serem ouvidas sobre suas relações com o grupo criminoso.


PF estima que quadrilha enviava pelo menos US$ 10 mi por mês ao exterior

Operação Flórida foi deflagrada nesta terça-feira (24).
Empresário de Sorocaba foi preso suspeito de evasão de divisas.

Veja o vídeo da reportagem do G1 Sorocaba - Clique aqui!

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo