Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Rio Pirapora - Rodízio na irrigação completa 100 dias em Piedade

Rio Pirapora em Salto de Pirapora - Captação de água bruta (Sabesp)
Apesar das chuvas, o rodízio na irrigação das lavouras de legumes, frutas e verduras de Piedade, completou 100 dias nesta segunda-feira e não há previsão para ser suspenso. Os 300 irrigantes localizados na bacia do Rio Pirapora, o principal do município, são obrigados a desligar as bombas de captação em dias alternados. As águas do Pirapora são usadas para abastecer a cidade de 52,2 mil habitantes e o nível do manancial não se recuperou. Há risco de faltar água a partir de abril, quando se inicia o período de estiagem.

O corte na irrigação pode se estender a outros bairros rurais. De acordo com a diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, quase a metade das 700 nascentes das bacias dos rios Pirapora e Sarapuí secou ou está comprometida por danos provocados pela ação humana, como desmatamento, assoreamento e barramento irregular. O município está incentivando a troca de sistemas de irrigação que desperdiçam água por outros de uso moderado, como o gotejamento. 

Produtores reclamam que a falta de irrigação nos dias de calor já causaram queda de até 30% na produção agrícola. Na cidade, está em vigor um decreto municipal que pune com multas quem desperdiça água. (Estadão Conteúdo).


Relembre as reportagens abaixo:

* A falta de água, o racionamento em Piedade e o Rio Pirapora no Jornal Nacional - Clique aqui!


* Crise da água prejudica quatro cidades na região de Sorocaba - Clique aqui!


* Rio Pirapora - Falta de água: Produtores rurais estão proibidos de utilizar bombas para irrigação - Clique aqui!


Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo