Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Todas as cidades que fazem divisa com Sorocaba confirmaram casos de dengue

A soma das ocorrências nos municípios vizinhos chega a 512. A pior situação é a de Salto de Pirapora

As oito cidades que fazem divisa com Sorocaba estão com casos confirmados de dengue em 2015. Juntos, os diagnósticos positivos somam 512. A pior situação é vista em Salto de Pirapora, com 218 ocorrências para uma população de 43 mil habitantes. Em seguida aparecem Iperó, com 150, e Votorantim, com 107. Alumínio aparenta mais tranquilidade, pois neste ano registrou somente duas pessoas doentes.



Os dados da dengue de Salto de Pirapora foram apresentados ontem pela secretária municipal da Saúde, Rita de Cássia Galante Carvalho. Além dos 218 casos confirmados, outros 102 estão sob investigação. Segundo o vereador Donisete (PT), que teve acesso aos números mais recentes da doença, a situação da dengue em Salto de Pirapora preocupa. "Certamente o Legislativo tomará alguma providência nos próximos dias para cobrar a Prefeitura", diz.


Em Iperó permanece em 150 o número de casos confirmados de dengue. Todos os registros, de acordo com a Prefeitura, ocorreram no bairro George Oeterer - distante aproximadamente 10 quilômetros de Sorocaba. No mês passado, a Prefeitura de Iperó realizou a nebulização dos bairros mais afetados e uma operação paralela em George Oeterer. Foram recolhidas 22 toneladas de resíduos com a ajuda de três caminhões.

Quem decretou o estado de emergência devido à dengue foi Votorantim (veja a reportagem nesta página). A decisão foi tomada porque os casos passaram de 52 para 107 em menos de uma semana. Os casos estão distribuídos em todas as regiões da cidade, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Não existe nenhuma localidade em situação confortável, mas há uma concentração maior nas regiões do Parque Bela Vista, Jardim Serrano, Jardim Archila, Jardim Tatiana e Vila Garcia.

Já o enfermeiro chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica de Mairinque, Luiz Pinheiro, informou o registro de 51 casos suspeitos de dengue neste ano no município. Apenas cinco foram confirmados por exames laboratoriais e outros seis aguardam os resultados. Segundo Pinheiro, todos os cinco casos positivos são importados. "Não há nenhum registro de morte por causa da doença", comenta. Os agentes controladores de vetores têm trabalhado diariamente na cidade nos locais onde residem os suspeitos. O grupo realiza o bloqueio com o objetivo de eliminar qualquer tipo de foco do mosquito e levar informações à população.

Na cidade de Alumínio houve dois registros da doença: um em janeiro e outro em fevereiro. Além deles, um terceiro é considerado suspeito e aguarda o resultado de exames. A diretora de Divisão de Saúde das Pessoas da Prefeitura de Alumínio, enfermeira Maria Clara Cerioni, disse que campanhas têm sido feitas nos órgãos oficiais de comunicação para alertar a população. "Não podemos deixar que a doença avance", conta.

De acordo com o veterinário Paulo Barreto, coordenador da Zoonoses de Alumínio, atualmente trabalham dois agentes na função de encontrar criadouros do mosquito. "Mas já foi feito um concurso e em breve teremos mais quatro", comemora. "Pois a população é resistente e continua a manter focos da dengue em casa, mesmo com toda a campanha de alerta", completa.
Na também vizinha Itu, a Secretaria Municipal da Saúde registrou neste ano cinco casos autóctones e nove importados de dengue. No mesmo período de 2014 foram identificados no município seis casos autóctones de dengue e nenhum importado.

O trabalho de combate à dengue em Itu é realizado de forma contínua pelo serviço de Controle de Vetores e pela Vigilância Epidemiológica, independente do registro de casos na cidade ou em municípios vizinhos. Diversas ações são promovidas como, por exemplo, visitas nas residências, orientações, controle químico quando necessário, acompanhamento dos pacientes com dengue, busca ativa de suspeitos e constante treinamento da equipe de trabalho.

Notícia publicada na edição de 13/02/15 do Jornal Cruzeiro do Sul



Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo