Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Lendas urbanas e rurais inspiram curtas-metragens

Resultado do projeto promovido pela Oficina Cultural Grande Otelo será apresentado amanhã
Cena do curta Sede, com coordenação de Cleiner Micceno. História se passa na época da escravidão no Brasil - Divulgação
Onze curtas produzidos por alunos das oficinas de audiovisual da segunda edição do projeto Narrativas Fantásticas serão exibidos amanhã, a partir das 14h, na Oficina Cultural Grande Otelo, com entrada gratuita para o público. O tema proposto para a realização dos vídeos foi lendas urbanas e rurais. O documentarista Cleiner Micceno, presidente da Academia Sorocabana de Fotografia, Cinema e Vídeo, é o único sorocabano entre os coordenadores do programa em várias cidades do estado. Ele ministra aulas em Jumirim e Pilar do Sul, que produziram, respectivamente os curtas Sede e A cigana.

Sede foi desenvolvido na cidade de Jumirim a partir de uma história recorrente na região - um antigo casarão de escravos onde se costuma ouvir correntes balançando. "Sede é uma história que se passa na época da escravatura no Brasil. Um escravo fugido é capturado e joga uma maldição no dono da fazenda", informa o material de divulgação. O curta foi gravado em quatro dias com elenco formado por pessoas de Tiête, Cerquilho, Jumirim e Maristela.

A cigana, produzido em Pilar do Sul, conta a história da primeira pessoa que foi enterrada na cidade: uma cigana sem nome definido que morreu no parto e que tem o túmulo visitado por muitas pessoas. "Essa é uma história conhecida na cidade de Pilar do Sul e resolvemos montá-la para valorizar a história local. O processo desse curta foi bem mais rápido e simples. Gravamos em dois dias, com uma equipe sempre muito eficiente e apoio, principalmente, de moradores locais", diz Micceno em material enviado à imprensa.

Narrativas Fantásticas é um programa que permite a experimentação da linguagem audiovisual. As oficinas de curtas-metragens acontecem por meio do contato com câmeras de vídeo, máquinas fotográficas ou celulares. Cada um dos oficineiros desenvolveu um curta-metragem com os participantes do curso. Além de Jumirim e Pilar do Sul, as cidades que recebem as oficinas do projeto Narrativas Fantásticas são: Araçariuama (coordenação: OutroLuiz), Cerquilho (coordenação: Rodrigo Camargo), Guareí (coordenação: Adriano Viega), Itaberá (coordenação: Edson Inaba), Manduri (coordenação: Rodrigo Ambrósio), Conchas (coordenação: Rodrigo Camargo), Piedade (coordenação: Rafael Martins ), Riversul (coordenação: Rodrigo Ambrósio), Salto de Pirapora (coordenação: Rafael Martins), Taquarivaí (coordenação: Edson Inaba) e Tietê (coordenação: Rodrigo Camargo). Apenas as oficinas coordenadas nas cidades de Guareí, Salto de Pirapora, Piedade e Riversul não terão curtas na exibição.

A Oficina Cultural Grande Otelo fica na Praça Frei Baraúna, s/nº. Mais informações pelos telefones (15) 3224-3377 e 3232-9329 ou no site www.oficinasculturais.org.br.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo