Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sábado, 2 de novembro de 2013

MP vai propor acordo para resolver situação do canil de Salto de Pirapora

Condições precárias do local chamou atenção de promotor de Justiça.
Situação foi mostrada em reportagem do TEM Notícias.



O Ministério Público de Salto de Pirapora (SP) vai propor um acordo para a prefeitura resolver a situação do canil municipal. As condições precárias do local foram mostradas nesta quarta-feira (30), no TEM Notícias. Cerca de 55 cães passam o dia na terra e dormem no chão frio sem nenhuma proteção. Os cães doentes e machucados recebem poucos cuidados e são atendidos em uma mesa quebrada.

As denúncias sobre a situação do canil de Salto de Pirapora chamaram a atenção do promotor de Justiça Luiz Fernando Guinsberg que pretende convocar a prefeitura para se comprometer a resolver o problema. Um inquérito policial vai ser instaurado para investigar o caso. "Esse inquérito pretende investigar se existe alguma falta de recurso no canil municipal, para, com isso, futuramente, chamar a prefeitura para tentar acertar um Termo de Ajustamento de Conduta para suprir os recursos necessários e indispensáveis para o canil ter um regular funcionamento", explicou o promotor.

A equipe do TEM Notícias retornou ao canil municipal nesta quinta-feira (31) e verificou que os animais continuam na mesma situação. Outro funcionário do local, que também não quer ser identificado, conversou com a equipe de reportagem e fez novas denúncias. Segundo ele, em junho deste ano, 24 filhotes morreram por falta de um abrigo decente. "Chovia, fazia muito frio e os filhotes morreram de frio. Eu relatei para a minha chefe. Ela falou que não tinha o que fazer, porque já tinha pedido os estrados para por no canil".
Foto mostra situação das baias dos animais em dias de chuva (Foto: Reprodução/TV TEM)
Foto registrada em um dia de chuva mostra como as baias ficam alagadas e os cães permenecem nelas. Segundo um dos veterinários do canil João Rubens Azevedo faltam muitos medicamentos, inclusive, os mais baratos, como vermífugos. Ele denuncia ainda que são comprados mais remédios para sacrificar animais do que para tratá-los. "Se gasta muito mais dinheiro com medicamento, por exemplo, para fazer eutánasia e pouco com medicamentos para tratamento".

A Prefeitura de Salto de Pirapora informou que vai fazer as adequações no prédio até o começo do ano que vem.

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo