Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Rastro de urina nas ruas revolta moradores de Salto de Pirapora

Cena se tornou comum aos fins de semana na cidade.
Prefeito promete que vai intensificar a fiscalização.


Moradores da região central de Salto de Pirapora (SP) estão sofrendo com os "mijões" que urinam em muros de casas, lojas e na rua. A cena é comum aos fins de semana. A praça vira ponto de encontro de jovens que se divertem e consomem bastante bebida.

Como não há nenhum banheiro por perto, muitos acabam urinando em postes, muros ou portões. Eles nem se importam com quem passa pela rua ou com os moradores: no dia seguinte, o rastro de urina e o mau cheiro tomam conta da região.

A comerciante Guiomar Gianinni diz que está cansada de sentir o cheiro forte de urina todo dia na frente da loja que possui. "Já chegamos a perder até o tapete que temos aqui na frente por causa do cheiro de xixi", conta. A cabeleireira Irani Aparecida de Camargo também sofre com o problema. Ela só consegue trabalhar depois de lavar toda a frente do salão. "Se não lavar não dá pra abrir, porque o cheiro é insuportável", diz.
Salto de Pirapora tem pouco mais de 40 mil habitantes e o costume de urinar na rua é antigo. Ninguém sabe dizer há quanto tempo a cidade está sem banheiro público. O prefeito diz que pretende construir um logo, mas não sabe dizer quando. Cansado de ouvir as reclamações da população, ele promete que vai reforçar a fiscalização. "Nós formamos mais 11 guardas muinicipais e vamos colocar a guarda no centro da cidade, para coibir esse abuso", Santelmo Xavier Sobrinho.

Corrosão em portão

O hábito de urinar em locais públicos pode causar problemas que muitas pessoas nem imaginam. A professora Tânia Mara Leme Vieira precisou trocar o portão de casa depois que ele caiu pós ser corroído pela urina. E mesmo depois disso, as pessoas continuam urinando na parede da casa dela. "Você se sente no lixo. Acho que a casa de ninguém tem esse mal cheiro porque todo mundo cuida, mas a minha casa virou um banheiro público", lamenta.

O químico Carlos Alberto Pereira de Campos explica o que aconteceu. "A urina tem um PH naturalmente ácido. E os ácidos, de forma geral, comprometem estruturas metálicas, concreto usinado etc. Ela promove um processo de corrosão dos materiais". Segundo o Código Penal Brasileiro, o ato de urinar na rua pode ser configurado como prática de ato obscendo em lugar público, com detenção de três meses a um ano ou multa.

Fonte: Do G1 TV Tem Sorocaba e Jundiaí 

Veja o vídeo com a reportagem - Clique aqui!
 ___________________________________________________________

Respondendo a pergunta abaixo:

G1 TV Tem: Salto de Pirapora tem pouco mais de 40 mil habitantes e o costume de urinar na rua é antigo. Ninguém sabe dizer há quanto tempo a cidade está sem banheiro público. O prefeito diz que pretende construir um logo, mas não sabe dizer quando. 

RESPOSTA: Santelmo Xavier Sobrinho (PMDB) foi prefeito de Salto de Pirapora no período do ano 2000 á 2004, no ano de 2000 quando assumiu novamente a prefeitura demoliu o banheiro público anexo á Concha Acústica no centro da cidade, deixando a cidade sem nenhum banheiro público.

 Antiga Concha Acústica na Praça Antonio Leme dos Santos no Centro da cidade
 Obra de revitalização da Praça Antonio Leme dos Santos no ano de 2000

Fotos: Arquivo Adriano Vincler

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo