Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Pacientes de Salto de Pirapora reclamam de transporte inadequado

Vans destinadas ao transporte de pacientes estão quebradas.
Único veículo disponível é dos estudantes que moram na zona rural.
Ônibus escolares estão sendo usados para levar pacientes (Foto: Reprodução/TV TEM)
Moradores de Salto de Pirapora (SP) que precisam viajar para outra cidade para passar por consultas e exames médicos reclamam do transporte disponibilizado pela prefeitura. O veículo está sem segurança e sem conforto. As vans destinadas ao transporte de pacientes estão paradas por problemas mecânicos e o único meio disponível é um micro-ônibus, que deveria ser usado apenas por estudantes que moram na zona rural da cidade.

Como Salto de Pirapora não tem estrutura para fazer exames especializados, os pacientes madrugam para pegar o transporte para Sorocaba, Itu ou mesmo para a capital. Para isso, eles aguardam em frente a Santa Casa da cidade, em um local escuro e sem acomodação para quem espera. Às 4h da manhã, sai o transporte para os pacientes que precisam ir para São Paulo. Já as 5h, o de quem precisa ir às cidades da região.

A equipe de reportagem do TEM Notícias flagrou o ônibus escolar que tem sido usado no transporte de pacientes.Dentro do veículo, a viagem é complicada. Não há cinto de segurança em todos os bancos.

A Prefeitura de Salto de Pirapora recebeu em abril de 2012, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do programa Caminho da Escola, quase R$ 400 mil para a compra de veículos escolares. O FDNE exige que os ônibus atendam, exclusivamente, estudantes da rede pública que morem na zona rual, mas não é o que está em prática no município.

Ônibus escolares estão sendo usados para levar pacientes (Foto: Reprodução/TV TEM)
Na viagem com os pacientes, o ônibus passa primeiro pelo Banco de Olhos de Sorocaba, depois, pega a estrada sentido Itu. A viagem é longa, até o ambulatório de especialidades médicas dura pouco mais de uma hora. Quem enfrenta todas essas dificuldades para fazer exames longe de casa, ainda tem que esperar cerca de 10 horas para o retorno nas mesmas condições.

Manutenção

As vans que deferiam fazer o transporte dos pacientes estão em duas oficinas de Sorocaba. Por dentro, aparentemente, estão em bom estado, mas uma está sem o motor e a outra com problemas no sistema elétrico e de injeção. As duas não tem nem previsão de quando vão ficar prontas.

O vereador Sérgio Ventura recebeu reclamações de pacientes sobre o caso e resolveu averiguar. "Vi que era irregular, que esse ônibus era inadequado para essas pessoas que estão doentes, estão enfermas. Eu acho que devem tomar providências o mais rápido possível, porque esse ônibus é um ônibus pra crianças e não para adultos e doentes".

Apesar dos veículos escolares estarem sendo usado para outros fins, o transporte dos alunos da zona rural não está sendo afetado. Mas o caso já está sendo investigado pelo Ministério Público de Salto de Pirapora. Enquanto isso, as vans continuam paradas e os pacientes sendo transportados nos ônibus escolares.

Veja o vídeo da entrevista - Clique aqui!
De acordo com o prefeito de Salto de Pirapora, Santelmo Xavier Sobrinho, as vans ainda não estão prontas, porque falta uma peça importada que ainda não conseguiram achar, uma outra fundiu o motor há pouco tempo e tem uma terceira van em funcionamento. “Já foi aprovado pela Câmera, um projeto para liberação de dinheiro para comprarmos uma van nova e agora vamos abrir o processo licitatório”.

Veja o vídeo da entrevista - Clique aqui!
Sobre a situação em que os pacientes estão sendo transportados, até que os problemas mecânicos das vans sejam resolvidas, o prefeito explicou que foi a alternativa encontrada para não deixar a população sem atendimento.

Veja o vídeo da entrevista - Clique aqui!

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo