Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

terça-feira, 30 de junho de 2015

Salto de Pirapora recebe pela 1ª vez a Caravana Cultural “EMCENA BRASIL”


SALTO DE PIRAPORA  recebe   pela 1ª vez a Caravana Cultural “EMCENA BRASIL”  com seu Teatro Móvel dias 04 e 05 de JULHO  (  SÁBADO  E DOMINGO).

CALÇADÃO – CENTRO – SALTO DE PIRAPORA


Confira a programação

1º DIA – SÁBADO

15h
Contação de Histórias –  BRASILEIRICES - Cia  Anima Lenda
Oficina  de Canto e Encanto

17h
Teatro para crianças –  CIRANDA DAS FLORES – Cia  Abareteatro

19h
Sessão de Cinema -  CINE CURTA BRASIL

20h
Espetáculo de Mamulengo – A  FOLIA NO TERREIRO DO SEU MANÉ PACARU  - Mamulengo da Folia

21h
Espetáculo para Adultos  -  A VILLA DUS BISURDO  - Cia Abaréteatro 


2º DIA - DOMINGO

15h
Contação de histórias – UMA HISTÓRIA BELA DO GATO DA LATA E DA PANELA  -  Cia Mão Livre
Oficina de Dobraduras

17h
Teatro para crianças – BOI VIRAMUNDO   -  Cia Abaréteatro

19h
Convidado local –    

20h
Espetáculo Circense -   A MAGIA DO CIRCO  - Los Circo Los 


Serviço:  EMCENA BRASIL – UM SHOW DE CULTURA PERTINHO DE VOCÊ
Local:      CALÇADÃO  -  CENTRO –  SALTO DE PIRAPORA
Dias:        04 e 05 de  JULHO
Horário:  15 às 22h
Entrada: GRATUITA
Classificação: LIVRE

domingo, 28 de junho de 2015

Adolescente é apreendido porque portava revólver dentro do recinto de festa em Salto de Pirapora



Imagem ilustrativa:
Recinto de Exposições e Festas "Antonio Carlos Farrapo" em Salto de Pirapora
 
No sábado à noite (27/06), policiais militares suspeitaram que um adolescente poderia estar portando algo ilícito no interior do recinto de festa em Salto de Pirapora, motivo pelo qual decidiram realizar revista pessoal.

Ao revistar o adolescente W.F de 16 anos, residente no Bairro Terras de São João, em Salto de Pirapora, a polícia localizou na cintura dele um revólver municiado. Ocorreu apreensão da arma e do menor. 

Apresentado o caso na Delegacia da cidade, o delegado Gilberto Montenegro Costa Filho ratificou flagrante de ato infracional por porte ilegal de arma, e encaminhou o adolescente para aplicação de medidas socioeducativas na Fundação Casa.

Foto: Divulgação Delegacia Polícia Civil

Caminhonete foi roubada da frente de residência no Jardim Santa Maria


Essa caminhonete da Ford modelo F1000, placa CSZ-6894 foi furtada ontem, no sábado dia 27/06 á noite por volta das 20hs em frente a residência do proprietário na rua Silvio Piscinato no Jardim Santa Maria.

Se alguém souber o paradeiro ou obter alguma informação, favor entrar em contato com o número 190 da Polícia Militar, 199 GCM ou com o proprietário 3492.1555 falar com Gelson. 


Residência assaltada na Vila Santa Izabel, em Salto de Pirapora




No final da noite de sexta-feira (26/06), três delinquentes encapuzados invadiram uma casa e renderam a moradora (M.F.R.S); um dos criminosos manteve a arma de fogo apontada para a mulher, enquanto os outros dois vasculhavam o interior da casa procurando objetos de valor.

Os ladrões pegaram dois celulares e a quantia de R$ 150,00, depois saíram do interior da casa e fugiram. A residência está localizada na Rua Antonio Rodrigues Simões, Vila Santa Izabel, em Salto de Pirapora.


Depois que os criminosos saíram da casa, a mulher acionou a Polícia Militar (numero de urgência 190). Uma equipe de policiais militares atendeu o caso e efetuou diligência, contudo não localizou os criminosos.

Guarda resgata cachorra de buraco de oito metros em Salto de Pirapora

Animal estava desaparecido desde sexta-feira (26).
Dona ouviu latidos e chamou a corporação.


Um guarda municipal resgatou uma cachorra que caiu em um buraco às margens da Rodovia João Leme dos Santos, a SP-264, que liga Sorocaba a Salto de Pirapora (SP). Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), o fosso tinha cerca de oito metros de profundidade.

Segundo moradores, o animal estava desaparecido desde sexta-feira (26). A dona descobriu o paradeiro da cachorra, chamada de "Fumaça", depois de ouvir os latidos e acionou a GCM. Com a ajuda de uma escada, os guardas fizeram o resgate.

"Fumaça" não se feriu e foi devolvida à dona. A Guarda Municipal informou que vai enviar ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) uma solicitação de isolamento e sinalização do local.



sábado, 27 de junho de 2015

Marginais assaltam chácara no Bairro da Barra, em Salto de Pirapora



Estrada da Barra - Foto ilustrativa (Adriano Vincler)
Quatro marginais encapuzados invadiram uma chácara situada na Estrada do Bairro da Barra, em Salto de Pirapora, e após render o proprietário da chácara (S.M.C), amarraram suas mãos e em ato contínuo roubaram dinheiro objeto e um automóvel.

Os criminosos subtraíram uma câmera fotográfica, R$ 600,00 e um Fiat/Palio de cor prata com placa de Salto de Pirapora EMH 6513; depois fugiram. Eram quatro ladrões, mas somente um empunhou revólver.

O assalto ocorreu sexta-feira à noite (26/06). Ao se livrar das amarras, o proprietário da chácara acionou à Polícia Militar. Milicianos diligenciaram pelos bairros vizinhos, mas não encontraram o veículo e nem os criminosos. A polícia investiga o crime.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Desenvolvimento industrial é a meta de Salto de Pirapora

Cidade tem atraído investimentos e se mobiliza para conquistar novas indústrias - FÁBIO ROGÉRIO
Com foco no crescimento industrial, Salto de Pirapora comemora hoje 109 anos de fundação e de acordo com o prefeito da cidade, Santelmo Xavier Sobrinho (PMDB), mesmo com a crise econômica que afeta o país, o crescimento do município não deve ser atingido. Lançado em 2014 e abrigando várias indústrias de diversos segmentos, o Distrito Industrial 2 funciona em uma área de 250 mil metros quadrados e segundo o prefeito, o número de empresas não deve parar de crescer. "Já temos três grandes fábricas e para esse e o próximo ano já estamos acertando novas instalações." 

Segundo Sobrinho, mesmo com a principal atividade econômica ainda voltada para a mineração, o setor industrial conta com maior incentivo do município. "Quando uma empresa nos procura para instalar uma sede em Salto de Pirapora, nós fazemos a concessão de áreas, terraplanagem e a isenção do pagamento de impostos municipais por dez anos." Além dos investimentos no município, a chegada de novos empreendimentos também traz como benefício a geração de novos empregos, defende o prefeito.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lMeo1qLH66M

109 ANOS DE FUNDAÇÃO - PARABÉNS SALTO DE PIRAPORA!


Igreja matriz é marca de fundação da cidade.


 Antes de receber as primeiras construções que dariam forma ao prédio religioso, o local que hoje abriga a igreja matriz de Salto de Pirapora recebia festas em homenagem a São João Batista, onde se reuniam os lavradores e operários de fornos de cal. Mais tarde, nesse mesmo local, foi construída aquela que seria a primeira capela da futura cidade. A construção recebeu, inclusive uma imagem do santo padroeiro, cujo dia serviu também para se comemorar o aniversário de fundação da cidade, em 24 de junho.

A igreja foi erguida pelos moradores da vila por volta de 1910, porém, em 1922 recebeu os moldes em que se encontra hoje. O povoado foi elevado à vila em 1911, quando foi incorporado a Sorocaba e batizado como Distrito de Paz. A emancipação ocorreu em 1953, após plebiscito.



segunda-feira, 22 de junho de 2015

No R7-Record | Cão é arrastado por funcionários do controle de zoonoses


Segundo testemunhas, os funcionários do controle de zoonoses amarraram o cachorro pelo pescoço e o arrastaram com violência por cerca de 40 m. A população tentou impedir que o animal fosse levado. O caso aconteceu na cidade de Salto de Pirapora, no interior de São Paulo.

sábado, 20 de junho de 2015

Moradores denunciam maus-tratos após cão ser puxado por corda; vídeo

Animal foi laçado pelo pescoço por funcionário do centro de Zoonoses.
Prefeitura de Salto de Pirapora diz que cachorra é considerada agressiva.

Veja o vídeo - Clique aqui!

Funcionários do Centro de Controle de Zoonoses de Salto de Pirapora (SP) são suspeitos de maus-tratos a um animal. As imagens divulgadas neste sábado (20) foram registradas por moradores e mostram uma cachorra que estava na rua e foi arrastada por uma corda amarrada no pescoço por quase 40 metros na tarde da última quinta-feira (18) (Veja o vídeo acima).

O vídeo mostra ainda os gritos dos moradores inconformados com a cena. Eles tentam impedir que o animal seja levado por um funcionário da prefeitura e o médico veterinário da Zoonoses acompanha tudo, mas sem esboçar reação. A corda enrosca na pata e a cachorra mal consegue se equilibrar.

Desesperada, uma mulher tenta tirar a corda das mãos do funcionário e discute com ele. Outro morador também se aproxima do veterinário e argumenta: "Não faça nada. Solta o cachorro agora. Você vai matar ele" (SIC). 

Um rapaz que estava por perto se abaixa e começa a acalmar o animal. O momento em que ele retira a corda do pescoço não foi registrado, mas moradores contam que ela saiu em disparada e fugiu. Segundo testemunhas, o animal esta bem e é de um morador de rua que não estava no local no momento da ação.

Cadela foi puxada por corda amarrada no pescoço por 40 metros (Foto: Reprodução/TV TEM)
Para a presidente de uma organização não governamental de Salto de Pirapora, o resgate só pode ser feito com a apresentação de um laudo médico que comprova que o animal mordeu alguém. De acordo com Teresa Pio da Silva, outras falhas também foram apontadas. "Não dá para saber como o cachorro seria levado, se solto ou amarrado. Eles não tinham qualquer tipo de equipamento para resgatá-lo.  Essa ação foi primitiva e não podemos compactuar com isso", ressalta a presidente da ONG Amigos da Cidade.

Em nota, a Prefeitura de Salto de Pirapora afirma que a cachorra é considerada agressiva e que a Zoonoses, inclusive, já recebeu reclamações. Sobre a forma como os funcionários agiram, a explicação é de que o animal seria laçado e amordaçado para depois ser levado no colo até o veículo. Ela ficaria em observação por 10 dias para saber se está com raiva.

Cachorra foi arrastada por funcionário do CCZ (Foto: Reprodução/TV TEM)
A prefeitura ressalta ainda que a equipe que trabalhava no caso registrou um boletim de ocorrência contra os moradores que impediram a ação, já que os funcionários estavam exercendo sua obrigação e foram impedidos por aquelas pessoas. "No ato, inclusive, uma delas foi mordida pelo cachorro e procurou atendimento no posto de saúde, que informou que o animal deveria ser recolhido para observação. Quando isso é feito, o animal recebe tratamento, alimentação e, se não for verificada doença, então o animal é oferecido para doação", finaliza a nota.

Fonte: Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Bolsa Família vira instrumento de ameaça em Salto de Pirapora

 O desfile citado no bilhete trata-se do ato cívico em comemoração ao aniversário de Salto de Pirapora - REPRODUÇÃO / FACEBOOK
Responsáveis por estudantes da escola municipal Silvia Haddad, de Salto de Pirapora, receberam um comunicado inusitado e com tom de ameaça sobre o desfile cívico que será realizado na próxima quarta-feira (24), dia em que é comemorado o aniversário da cidade. "Crianças que fazem parte do Programa Bolsa Família correm o risco de perder o benefício devido à falta neste dia." A Secretaria da Educação de Salto de Pirapora informou, por meio de nota, que as unidades escolares da rede de ensino têm autonomia para o envio do recado e que não tinha conhecimento do fato. 

No bilhete emitido pela escola de ensino fundamental, há também o alerta sobre a obrigatoriedade do comparecimento das crianças no desfile, alegando que se trata de um dia normal de aula, além da ameça que, caso o estudante não compareça, será colocada falta nos registros escolares. O dia 24 de junho é feriado municipal em Salto de Pirapora. 

O comunicado gerou revolta entre os pais, que postaram o bilhete nas redes sociais. "Várias mães estão revoltadas com essa atitude da prefeitura." Ignêz Follador é mãe de uma criança que estuda na escola municipal Maria Rizzi Canalle e na rede social ela informou que recebeu um comunicado semelhante, porém sem a menção sobre o Bolsa Família. "Veio dizendo que será dia letivo e contará falta." 

A Secretaria de Educação do município informou também que analisará a veracidade dos fatos e caso confirmada a "ameaça", o autor dos bilhetes será responsabilizado.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

____________________________________________________________

Bilhete de escola 'ameaça' corte de benefício a aluno que faltar em desfile

Recado foi entregue em Salto de Pirapora na última sexta-feira (12).
Secretaria de Educação afirma que caso foi um 'mal entendido'.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Moradores reclamam dos buracos nas ruas provocados por manutenção da Sabesp

Na rua Honório de Almeida Barros, Terras de São João, o PV de esgoto da Sabesp deteriorou o pavimento asfáltico, desde o início do ano de 2015 o local está assim.
Condutores de veículos, motociclistas e moradores da cidade reclamam dos buracos nas obras de manutenção realizada pela Sabesp, e a manutenção quando é realizada o pavimento asfáltico afunda causando buracos nas ruas. Segundo informações a reclamação é devida pelo fato do pavimento asfáltico ficar deformado causando avarias aos veículos, riscos aos motociclistas cair da motocicleta, transtornos com a poeira, com barro nos dias de chuva e pelo mau aspecto causado no local. As fotos foram enviadas por moradores dos locais e motociclistas.

O serviço de recuperação de pavimento asfáltico da Sabesp, após a abertura de valas para reparos na rede de água e esgoto, é criticado por moradores de Salto de Pirapora.

Diariamente, diversas ruas da cidade têm as ruas abertas pela equipe de manutenção da empresa, e depois de feito os reparos o pavimento asfáltico afunda causando buracos e deformando as ruas com valetas que chegam atravessar a rua de um lado a outro. 

Os buracos abertos pela Sabesp são de responsabilidade da empresa de saneamento, que está sujeita as penalidades do contrato vigente e que qualquer empresa que danifique o pavimento tem o prazo de 72 horas (Três dias) para a recuperação.  A qualidade e o prazo do serviço feito pela Sabesp deveria ser fiscalizado pela prefeitura e pelos vereadores, já que existe a LEI COMPLEMENTAR Nº 007/2009 a ser cumprida – o que não acontece.

LEI COMPLEMENTAR Nº 007/2009. “DISPÕE SOBRE A REPARAÇÃO DE DANOS, CAUSADOS EM ESPAÇOS PÚBLICOS, LEITO CARROÇÁVEL DAS RUAS, CALÇADAS, GUIAS, SARJETAS E, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

JOEL DAVID HADDAD, Prefeito do Município de Salto de Pirapora, no uso de suas atribuições legais; FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei Complementar:

Art. 1º – As intervenções viárias e danos causados, com abertura de valas, buracos, destruição de camadas asfálticas, guias, sarjetas e calçadas, realizadas por terceiros, inclusive, pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, para implantação, instalação ou reparos em redes de abastecimento de água ou coletora de esgotos, deverão ser reparadas devidamente, no prazo improrrogável de 72 (setenta e duas) horas, sob pena de multa diária de 100 (cem) UFM - Unidade Fiscal Municipal, aplicável, enquanto persistirem os danos. Parágrafo Único – A Administração Municipal, quando necessário, realizará o reparo daquela intervenção, nos moldes estabelecidos no item 6 (seis), da Tabela I da Lei Complementar nº 013/2008, de 03 de dezembro de 2008, acrescentando ao custo do material e mão de obra aplicados, a taxa de administração de 30% (trinta por cento).

Art. 2º - No caso do responsável pelos danos, não cumprir com as exigências contidas nesta Lei Complementar, a Administração Municipal deverá apurar o valor devido, inscrevendo o mesmo na dívida ativa, promovendo a respectiva execução fiscal.

Art. 3º - As despesas com a execução desta Lei Complementar, correrão por conta das dotações Orçamentárias próprias. Art. 4º - Esta Lei Complementar entrará em vigor na data de sua de sua publicação.

Na rua Honório de Almeida Barros, Terras de São João, o PV de esgoto da Sabesp deteriorou o pavimento asfáltico, desde o início do ano de 2015 o local está assim.

Reparos da Sabesp no Jardim Aúrea
Reparos da Sabesp no Jardim Aúrea
Reparos da Sabesp no Jardim Ana Guilherme
Reparos da Sabesp no Jardim Cachoeira
Reparos da Sabesp no Jardim Maria José
Reparos da Sabesp no Jardim Áurea

segunda-feira, 15 de junho de 2015

A greve dos motoristas dos ônibus foi suspensa acaba de informar o Sindicato da categoria


A greve foi suspensa, os motoristas do transporte suburbano da região de Sorocaba suspenderam a greve que iria acontecer amanhã, terça-feira 16/06.

Os ônibus irão circular normalmente nesta terça-feira.


GREVE DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTE SUBURBANO ESTÁ SUSPENSA
O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região informa que está suspensa a greve dos trabalhadores no transporte suburbano na região de Sorocaba. Por volta das 22h30min de hoje (15), um representante das empresas Auto Ônibus São João, Rápido Luxo Campinas, Piracema, Piracicabana, Vila Élvio e Viação São Roque entrou em contato com o Sindicato para informar que as empresas concordam em reajustar o salário em 10,53% e conceder as demais reivindicações dos trabalhadores.


Com o acordo firmado entre Sindicato e empresas, as linhas intermunicipais que ligam Sorocaba aos municípios de Votorantim, Salto de Pirapora, Pilar do Sul, Piedade, Porto Feliz, Boituva Salto, Itu, Araçoiaba da Serra, Tatuí, São Roque, Alumínio e Mairinque irão funcionar normalmente.

O Sindicato irá realizar uma assembleia para formalizar a aprovação do acordo pelos trabalhadores na próxima sexta-feira, 19, às 10h e às 19h, na sede da entidade, na rua Capitão Augusto Franco, 159, próximo ao Terminal de Ônibus São Paulo.


Motoristas dos ônibus iniciam greve nesta terça-feira ( Mais foi suspensa)


Foto: Arquivo Blog Adriano Vincler
Cerca de 300 motoristas do transporte suburbano da região de Sorocaba iniciam amanhã uma greve, por tempo indeterminado, como forma de pressionar as empresas de ônibus a retomar as negociações em razão da data-base da categoria, 1º de maio. Segundo o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, serão paralisadas as linhas intermunicipais operadas pelas empresas Auto Ônibus São João (que ligam Sorocaba aos municípios de Votorantim, Salto de Pirapora, Pilar do Sul, Piedade, Porto Feliz e Boituva), Rápido Luxo Campinas (que opera as linhas para Salto, Itu, Araçoiaba da Serra, Tatuí, São Roque, Alumínio e Mairinque) e Piracema (Salto de Pirapora). Durante a paralisação, o sindicato promete a manutenção de 30% da frota em circulação. O movimento foi informado às empresas na semana passada, respeitando as 72 horas de antecedência que a legislação determina. 

Os trabalhadores do transporte intermunicipal reivindicam o mesmo reajuste conquistado pelos trabalhadores do transporte urbano de Sorocaba, ou seja, 10,53%, reajuste no tíquete-refeição para R$ 18 por dia agora e R$ 19 em novembro, aumento na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para R$ 1.300, cesta de Natal e manutenção dos demais benefícios conquistados em campanhas salariais passadas.

Foto ilustrativa: Arquivo Blog Adriano Vincler

Na manhã de hoje, os usuários das linhas suburbanas já sentiram na pele as dificuldades de locomoção por conta da negociação salaria da categoria. Durante boa parte da manhã, um protesto paralisou totalmente o transporte entre Sorocaba a as principais cidades da região - Votorantim, Salto de Pirapora, Piedade, Araçoiaba da Serra, Porto Feliz, Boituva, Salto, Itu, Alumínio, São Roque, Mairinque, Alumínio e Araçariguama. O sistema voltou a operar normalmente às 9h40.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


______________________________________________________





sábado, 13 de junho de 2015

Ônibus intermunicipais param na 2ª por quatro horas

 Paralisação é prometida para 6 empresas responsáveis pelas linhas da região - Foto: Arquivo Blog
A impossibilidade de acordo com o setor patronal fará com que perto de 2 mil motoristas que operam pelo menos dez linhas intermunicipais da região de Sorocaba paralisem suas atividades na próxima segunda-feira durante quatro horas, em protesto. Os trabalhadores devem entrar em greve a partir de terça-feira, se os entendimentos não avançarem até lá.

A paralisação marcada para segunda, atinge os itinerários que ligam Sorocaba a Votorantim; Salto de Pirapora, Piedade, Araçoiaba da Serra, Porto Feliz, Boituva, Salto, Itu, Alumínio, São Roque e Mairinque, além das linhas entre São Roque, Alumínio, Mairinque, e Araçariguama.

Conforme divulgado pelo Sindicato da categoria, a previsão é de que a manifestação termine entre 8h e 9h. As negociações com as empresas chegaram a um impasse diante da negativa de atendimento das reivindicações por aumento salarial e melhoria de benefícios.

As empresas foram notificadas de greve no dia 8 de junho em cumprimento ao que determina a legislação.

Ainda em respeito à lei, o Sindicato manterá 30% da frota em circulação para atender à população. Os trabalhadores reivindicam nesta campanha salarial reposição da inflação segundo o ICV/Dieese (Índice do Custo de Vida do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mais aumento real de 6%; aumento no tíquete-refeição; aumento na participação nos lucros e resultados (PLR) para o valor de um piso salarial, concessão de cesta natalina; redução da jornada de trabalho, e manutenção dos demais benefícios que já constam no acordo coletivo como cesta básica, plano de saúde familiar, seguro de vida, prêmio por tempo de serviço (PTS), entre outros. A data-base da categoria é 1º de maio e, entre motoristas, cobradores e funções de apoio, o Sindicato representa no setor de transporte suburbano de Sorocaba mais de dois mil trabalhadores. A impossibilidade de acordo com o setor patronal fará com que perto de 2 mil motoristas que operam pelo menos dez linhas intermunicipais da região de Sorocaba paralisem suas atividades na próxima segunda-feira durante quatro horas, em protesto. Os trabalhadores devem entrar em greve a partir de terça-feira, se os entendimentos não avançarem até lá.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Cuidado! Falta de escovação enfraquece sistema imunológico

Veja como problemas na higiene bucal podem afetar o seu organismo

Foto: Reprodução / Bridgingthegap
O medo do dentista pode levar muitas pessoas a terem problemas de saúde, já que a higiene bucal é essencial para o bom funcionamento do corpo. Pesquisa desenvolvida pelo professor Ian Chapple, da universidade de Birmingham, na Inglaterra, mostrou que deixar de escovar os dentes por duas semanas já diminui a efetividade do sistema imunológico. Segundo informações do site DailyMail, os glóbulos brancos, que combatem bactérias no organismo, perderam efetividade com a falta de escovação.



Não escovar os dentes pode provocar demência, doenças cardíacas e destruir sistema imunológico, diz pesquisa

Os resultados revelaram que, apenas duas semanas sem os hábito de higiene, ele havia danificado seu sistema imunológico.

Durante duas semanas, o dentista usou um protetor de gengivas de um lado da boca, ao escovar os dentes, de modo que o lado não seja limpo. Depois, ele escovou seus dentes sem o protetor e sua gengiva sangrou um pouco. “Eu havia desenvolvido gengivite. Se eu continuasse assim e não tratasse os dentes, provavelmente poderia perder alguns dentes”, revelou.

Os testes realizados com o professor Iain Chapple, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Birmingham, usando as células brancas do sangue mostraram que elas haviam se tornado menos eficazes em avançar para um invasor infeccioso, indo aleatoriamente, de forma ineficiente. “Este resultado indicou que todo o meu corpo tinha se prejudicado como resultado de uma infecção na minha gengiva”, disse o dentista.

Inflamação é o termo médico para a reação do nosso corpo à infecção, tipicamente vista do lado de fora do corpo do tecido como vermelha e inchada. Quando essa reação é a curto prazo, é uma resposta saudável. Mas quando o corpo está constantemente reagindo aos danos crônicos ou infecções, pode interferir no sistema imunológico, desencadeando reações em cadeia que causam danos em todo o corpo.

A inflamação crônica também pode danificar outras células do corpo, tais como os órgãos e o sistema circulatório.

Uma nova pesquisa revelou que a inflamação crônica afetaria seriamente a saúde e a vida de alguém, estando fortemente ligada com o desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral e câncer.

De acordo com Chapple a inflamação adquirida por Tulleken era completamente reversível. Mas se o problema se estender e não for tratado a tempo, os danos podem ser irreversíveis, tornando-se crônica.

Periodontite e gengivite não são doenças ruins apenas para os dentes. A análise da boca é uma das intervenções de saúde mais importantes a serem realizadas, no entanto, esta área é algo que poucos médicos conhecem.

“Esta ligação crucial entre a saúde das gengivas e a saúde do corpo inteiro é relativamente negligenciada por médicos. Como resultado, perdemos muitas oportunidades para educar os pacientes sobre a importância do cuidado dental”, revelou Tulleken. “Isso torna ainda mais vital que as crianças aprendam o hábito de escovar os dentes corretamente ainda jovens”.

De acordo com o dentista, o ideal é supervisionar a escovação das crianças para que elas aprendam corretamente.



segunda-feira, 1 de junho de 2015

EMTU começa a rever rede de linhas da Região Metropolitana

Uma das primeiras empresas a ser vistoriada pela EMTU/SP foi o Grupo São João, com sede em Sorocaba - DIVULGAÇÃO / GRUPO SÃO JOÃO
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), que por força do decreto número 60.865, publicado no final do ano passado no Diário Oficial do Estado, assumiu mês passado, o gerenciamento dos transportes intermunicipais na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), começou a redesenhar a rede de linhas, que atende Sorocaba e outros 25 municípios da região. 

O trabalho iniciado pela empresa controlada pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), definirá também novos itinerários, tarifas e equipes de fiscalização. 

"A EMTU/SP está estudando os itinerários repassados pela Artesp na região. A partir desses dados, irá elaborar estudos técnicos sobre as linhas, conhecendo os itinerários e possíveis seccionamentos (cortes), além da frota disponível e as tarifas praticadas na região metropolitana", informou a empresa por intermédio da sua assessoria de comunicação. 

De acordo com a empresa, uma das primeiras providências tomadas será vistoriar as garagens, inspecionar frotas e implantar o novo padrão visual metropolitano, para que as pessoas possam identificar com facilidade as linhas. 

"A EMTU/SP está preparando uma pesquisa de origem e destino para identificar os itinerários preferidos dos usuários e assim aumentar a oferta de ônibus, melhorando a mobilidade dos moradores dos 26 municípios que compõem a nova RMS", informou a assessoria, sem precisar quando o trabalho será concluído. 

Entre os municípios da RMS estão: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim. 

A assessoria afirmou ainda que na próxima reunião do "Conselho da Empresa", devem ser anunciadas novas medidas. 

Melhoria da qualidade 

Uma das primeiras empresas a ser vistoriada pela EMTU/SP, o Grupo São João espera que a mudança no gerenciamento regional (Artesp para EMTU) irá aumentar o nível de qualidade e segurança dos serviços prestados. 

Conforme o diretor do grupo, Marco Antonio Franco, deverá ocorrer um incentivo por parte do Estado para junção regional dos transportes, seja pelas integrações físicas entre as diversas empresas operadoras das linhas intermunicipais que compõem a RMS, seja pelo apoio para que essas empresas promovam integrações tarifárias entre as suas operações gerando redução no custo aos passageiros usuários. 

"A EMTU não remunera esse tipo de benefício (integração tarifária entre as linhas de transporte coletivo por ônibus), exceto as integrações realizadas entre os serviços de transporte coletivo por ônibus com outros modais de transporte coletivo que estão sob a responsabilidade do Estado de SP. Nesses 2 casos específicos, há a integração tarifária (a tarifa de integração é menor do que a soma das duas tarifas) e a diferença é suportada pelo governo do Estado", declara o diretor. 

"Com a mudança de gestão, haverá mudança na faixa etária beneficiada com a gratuidade nas linhas intermunicipais da RMS, passando a gratuidade dos atuais 65 anos para 60 anos. Porém para que os passageiros idosos tenham direito a esse benefício, haverá a necessidade de cadastramento, o qual será divulgado em momento oportuno." 

Outro grande benefício que o Governo do Estado já anunciou, será a gratuidade aos estudantes nas linhas intermunicipais, lembra o empresário. "A EMTU juntamente com o Governo do Estado de SP ainda estão trabalhando para melhor adequação dessa norma. Inicialmente terá início na RMSP e depois será estendida às demais regiões metropolitanas", lembrou. 

Com relação à vistoria nos veículos, o diretor do Grupo São João afirma que quase tudo foi fiscalizado em sua empresa: "Olharam desde as áreas de manutenção, até limpeza e higienização, estrutura administrativa, meio ambiente, atendimento e vendas. No tocante aos veículos a vistoria da EMTU já demonstrou ser muito mais rígida do que os critérios adotados por outras autarquias correlatas". 

Novos veículos 

Tomadas (padrão USB) para recarga de celular, tablets e notebooks.
Foto gentilmente cedida pela usuária do ônibus na linha de Intermunicipal de Salto de Pirapora á Sorocaba. (Foto: Gigiane Campos)
A empresa São João adquiriu cinco ônibus no padrão exigido pela EMTU. "Esses veículos são a confirmação da mudança que está ocorrendo, visto que são os primeiros ônibus nos padrões da EMTU a operar na RMS. Eles contarão com tomadas (padrão USB) para recarga de celular, tablets e notebooks. Provavelmente, até o próximo ano, deverão disponibilizar sinal de internet grátis (WI-FI) aos passageiros. Esses dois benefícios e melhorias fazem parte do projeto de melhoria de toda a frota do Grupo, que será substituída gradativamente", finalizou.

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo