Especial Sorocaba 357 anos
A conclusão da construção do Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC) foi em sua gestão - Por: LUIZ SETTI |
A construção do novo prédio da Prefeitura, que passou a ser denominado de Palácio dos Tropeiros, há 30 anos, é responsável por ter desenvolvido a região do Alto da Boa Vista e aproximado o centro administrativo da cidade do parque industrial situado no Éden, evitando o risco daquele bairro emancipar-se, como aconteceu com Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim. Seu posicionamento estratégico atraiu para o bairro, nas décadas seguintes, um conjunto de prédios destinados a sediar serviços públicos, entre os quais a Câmara Municipal, o Fórum, Justiça do Trabalho, Biblioteca e ainda alguns dos principais órgãos de imprensa como o jornal Cruzeiro do Sul, a TV Tem e a TV Sorocaba. A iniciativa, hoje considerada visionária, foi do então prefeito Theodoro Mendes, na época do MDB, que ao longo de seu mandato, entre 1977 e 1982, também foi o responsável pela pavimentação de toda a Zona Industrial e fazer com que o Ribeirão do Ferraz viesse a possibilitar o abastecimento de água em toda a região do Éden e Iguatemi. Também foi o responsável pela construção da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Foto: Adriano Vincler de Campos 2010 - Paço Municipal de Sorocaba |
Segundo ele, a antiga sede da Prefeitura, situada na rua Brigadeiro Tobias, onde hoje funciona a Fundec, abrigava apenas duas secretarias. "O resto estava espalhado pela cidade. A população, para resolver seus problemas, tinha que ir a uma porção de lugares. Percebi que precisávamos construir uma nova sede para a Prefeitura, mas que concentrasse todas as secretarias", esclarece.
O projeto, do reconhecido arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrette, foi aprovado por meio de um concurso. Foi no dia 15 de junho de 1981 a inauguração do Palácio dos Tropeiros, com a presença do então senador Franco Montoro e de um público estimado de duas mil pessoas. Theodoro também iniciou a construção, ao lado do Palácio, do Teatro Municipal Teotônio Vilela. Outras obras destacadas pelo próprio ex-prefeito como prioritárias em sua administração são a conclusão do Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC) e o prolongamento da avenida Dom Aguirre a partir da ponte da rua Padre Madureira, bem como a rua Barão de Tatuí. Lembrou ainda que implantou o programa Férias Quentes e ainda fez uma ampla reforma no Casarão de Brigadeiro Tobias. "Hoje está abandonado...", disse e finalizou: "Sorocaba é a minha terra. Berço de meus filhos e netos. Sorocaba é o túmulo dos meus antepassados. Então eu tinha e tenho um dever com essa cidade."
Em maio de 1982, ele renunciou ao mandato para concorrer ao cargo de deputado federal, transmitindo o posto no dia 14 daquele mês, ao vice-prefeito, o jornalista e atual editor do jornal Diário de Sorocaba, Cláudio Grosso.
Notícia publicada na edição de 15/08/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário