Foto: Blog meutransporte |
Após 23 anos do primeiro projeto, o novo
terminal rodoviário de Sorocaba ainda não tem data nem local definidos
para ser implementado. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB)
reafirma a necessidade de um local maior e mais adequado, mas frisa que
essa não é a prioridade na área do transporte, mas sim o BRT (ônibus
rápido) e as ligações entre os bairros. A atual rodoviária foi
inaugurada em 1973, quando havia apenas 170 mil habitantes em Sorocaba,
364% a mais do que os atuais 619 mil.
A implantação pode ser feita ou por meio de Parceria Público Privada (PPP), o mais provável, ou então por meio de licitação comum. O prefeito informa que em 2014 devem ser tomadas as providências para o planejamento da nova rodoviária. "Queremos fazê-la durante o nosso mandato, mas não é para acontecer em 2014. Ano que vem nós devemos ter todas essas decisões tomadas e, eventualmente, até o caminho ser iniciado, por exemplo, se for licitação".
Pannunzio comenta que os estudos para a construção ainda estão sendo feitos e o local deverá conjugar também uma estação do trem rápido (com início das obras previstas para 2016, com gestão estadual), linhas de ônibus municipal e, possivelmente, uma estação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ainda não há estudo quanto ao tamanho do prédio e nem projeção de custos.
"A rodoviária atual cumpriu bem sua missão, mas a cidade cresceu, assim como as ligações com outros municípios e regiões. Estamos agora estudando no plano diretor a localização daquela que deve ser a grande rodoviária da cidade, próxima ao eixo da Castelinho e de onde passa a estrada de ferro", frisa. Segundo a proposta da revisão do plano diretor, ainda em processo, o chamado "Novo Terminal Intermodal" deve ficar às margens da rodovia Celso Charuri, próximo às rodovias José Ermírio de Moraes (Castelinho) e Raposo Tavares, porém, ainda não há terreno específico definido.
Conforme já havia proposto
durante a campanha para as eleições, em 2012, Pannunzio comenta que o
atual prédio da rodoviária pode ser aproveitado para receber as viagens
suburbanas, ou seja, entre cidades próximas de Sorocaba, as conurbadas
como Piedade, Salto de Pirapora e Votorantim. "Não tenho ainda completo o
estudo, mas a atual rodoviária poderia manter essas linhas, já que não
tem sentido um ônibus que vem de Salto de Pirapora ter que se deslocar
até o eixo Castelinho e depois retornar à cidade".
Sobre a rodoviária
A rodoviária de Sorocaba foi inaugurada em 1973 e já em 1987 a Prefeitura tinha planos de construir uma nova unidade. Em 1990, a Urbes apresentou o projeto do novo prédio para uma área ao lado da alça de ligação entre a avenida Dom Aguirre e a Castelinho. O objetivo era entregar a construção à iniciativa privada, porém, não houve interessados. Desde então, os últimos governos não conseguiram viabilizar um novo projeto.
A implantação pode ser feita ou por meio de Parceria Público Privada (PPP), o mais provável, ou então por meio de licitação comum. O prefeito informa que em 2014 devem ser tomadas as providências para o planejamento da nova rodoviária. "Queremos fazê-la durante o nosso mandato, mas não é para acontecer em 2014. Ano que vem nós devemos ter todas essas decisões tomadas e, eventualmente, até o caminho ser iniciado, por exemplo, se for licitação".
Pannunzio comenta que os estudos para a construção ainda estão sendo feitos e o local deverá conjugar também uma estação do trem rápido (com início das obras previstas para 2016, com gestão estadual), linhas de ônibus municipal e, possivelmente, uma estação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ainda não há estudo quanto ao tamanho do prédio e nem projeção de custos.
"A rodoviária atual cumpriu bem sua missão, mas a cidade cresceu, assim como as ligações com outros municípios e regiões. Estamos agora estudando no plano diretor a localização daquela que deve ser a grande rodoviária da cidade, próxima ao eixo da Castelinho e de onde passa a estrada de ferro", frisa. Segundo a proposta da revisão do plano diretor, ainda em processo, o chamado "Novo Terminal Intermodal" deve ficar às margens da rodovia Celso Charuri, próximo às rodovias José Ermírio de Moraes (Castelinho) e Raposo Tavares, porém, ainda não há terreno específico definido.
Foto: Onibusbrasil.com |
Sobre a rodoviária
A rodoviária de Sorocaba foi inaugurada em 1973 e já em 1987 a Prefeitura tinha planos de construir uma nova unidade. Em 1990, a Urbes apresentou o projeto do novo prédio para uma área ao lado da alça de ligação entre a avenida Dom Aguirre e a Castelinho. O objetivo era entregar a construção à iniciativa privada, porém, não houve interessados. Desde então, os últimos governos não conseguiram viabilizar um novo projeto.
Mais informações: Fonte Jornal Cruzeiro do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário