Dicas de Higiene da Boca, limpeza de dentes e boca, alimentação, o que evitar, higiene bucal
Introdução
Manter uma boa higiene bucal é de fundamental importância para a manutenção da saúde. Além de proporcionar dentes limpos, hábitos de higiene bucal podem evitar o surgimento de doenças bucais e cáries nos dentes.
Dicas de Higiene da Boca
- Sempre escovar os dentes após as refeições diárias. A escovação deve ser feita de forma correta (caso não saiba como fazer, buscar ajuda de um dentista).
- A escovação deve ser feita com movimentos circulares ou no sentido gengiva dente.
- A língua também deve ser escovada, pois acumula restos de alimentos.
- Usar fio dental após as refeições. De preferência, este processo deve ocorrer antes da escovação.
- Trocar as escovas de dente a cada 3 ou 4 meses. Com o tempo, a cerdas das escovas sofrem um desgaste, o que prejudica o processo de escovação.
- A escova deve ser, de preferência, macia e de cabeça pequena. Com estas características é possível fazer uma escovação mais adequada.
- Ao sair de casa carregar sempre uma escova e pasta dental. Ao se alimentar fora das refeições ou beber algo (suco, refrigerante, vitamina) procurar escovar os dentes.
- Evitar comer em excesso alimentos com grande quantidade de açúcar (balas, doces, bolos, biscoitos). Estes alimentos, além dos refrigerantes açucarados, podem provocar cáries nos dentes.
- O consumo exagerado de café e alguns tipos de chás podem deixar os dentes amarelados. Procure evitar estes produtos.
- O cigarro, além de escurecer os dentes e deixar um hálito desagradável, é um dos causadores do câncer de boca. Procure largar este vício para ter uma melhor saúde bucal.
- Ingerir bastante água durante o dia. Este processo ajuda na limpeza bucal, pois estimula a manutenção do fluxo salivar.
- Ir ao dentista a cada seis meses para verificar como anda a saúde bucal. Se tiver alguma dor de dente ou alguma alteração na gengiva ou outra parte da boca, procure um dentista imediatamente.
4 dicas para manter a higiene da escova de dente
Saiba como tomar algumas medidas simples que vão ajudar a manter as escovas de dente bem higienizadas
Item indispensável para a manutenção da saúde bucal, a escova de dente exige alguns cuidados para não passar de aliada a vilã.
Confira as dicas de Fabio Kricheldorf, cirurgião dentista (SP), e mantenha a sua sempre impecável.
– Depois do enxágue, bata-a levemente contra a toalha, com a base virada para baixo. Assim, você remove os resíduos de água e diminui os riscos de fungos e bactérias se alojarem entre as cerdas.
– Após dois meses de uso é hora de trocar. Antecipe a substituição se as cerdas estiverem desgastadas ou notar pontinhos pretos.
– Uma vez ao dia, lave-a com enxaguante bucal. O produto, com efeito antisséptico, higieniza e combate os germes.
– Guarde-a em local seco, arejado e evite os protetores de plástico. Quanto mais abafado, maior a chance de proliferação de micro organismos, como os causadores da gengivite.
Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário