Estado decretou áreas de utilidade pública. Clima é de incerteza para quem mora perto da rodovia
Foto: Comissão sobre a duplicação da SP-264 (Arquivo Adriano Vincler) |
O
Departamento de Estradas de Rodagem (DER) destinará R$ 27,2 milhões
para desapropriar 178 mil metros quadrados de áreas particulares
situadas às margens da rodovia João Leme dos Santos (SP-264). O
governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou Decreto de Utilidade Pública
(DUP) desses 51 terrenos, que serão utilizados para as obras de
duplicação da ligação entre Sorocaba e Salto de Pirapora. Os dados foram
publicados na edição de terça-feira do Diário Oficial do Estado de São
Paulo. Apesar da publicação, quem mora nos arredores da SP-264 convive
com um clima de incerteza.
Após a assinatura do decreto, o DER
protocolou o pedido de emissão da Licença de Instalação pela Companhia
Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A previsão é que as obras
sejam iniciadas em novembro, com prazo de execução de 15 meses. A
rodovia SP-264 receberá obras de duplicação da pista, além da
implantação de via marginal, rotatórias, viadutos e sete passarelas
entre os quilômetros 102 e 119,5. O valor do projeto é de R$ 114,2
milhões.
Incerteza
O produtor de
mudas Trajano Nunes dos Santo Neto, 45 anos, vive e trabalha
em uma residência situada no quilômetro 110 da rodovia. Segundo ele, nenhum contato oficial ocorreu por parte do DER. "Eles vieram aqui há praticamente um ano. Falaram que eu perderia cinco metros de frente do meu imóvel, mas eu não sei se isso vai acontecer", comenta.
em uma residência situada no quilômetro 110 da rodovia. Segundo ele, nenhum contato oficial ocorreu por parte do DER. "Eles vieram aqui há praticamente um ano. Falaram que eu perderia cinco metros de frente do meu imóvel, mas eu não sei se isso vai acontecer", comenta.
O terreno de
Neto possui 20 metros de frente. Fica próximo à entrada do câmpus da
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e ao lado do acesso à
estrada que leva ao município de Araçoiaba da Serra. Segundo o projeto
do DER, no local será construído um dos retornos do futuro traçado da
rodovia. Neto mora há 30 anos no mesmo local e não pensa em sair da casa
após a duplicação. "Moro com o meu pai. Ele também não quer sair",
comenta.
A comerciante Edina Pissinato Esquerdo, 67,
proprietária de um comércio de plantas situado na rodovia, também não
recebeu qualquer comunicado do DER. "Falaram que vou perder uma parte da
minha fachada, mas não sei ao certo." E complementa: "Quero fazer um
muro, construir um barracão, mas primeiro preciso saber o que vão
fazer", completa.
Empresas
A
duplicação será feita por duas empresas. A Compec Galasso Engenharia e
Construções Ltda. será a responsável pelo lote 2 das obras e dos
serviços de melhorias da SP-264. Ela realizará os trabalhos entre os
quilômetros 109 e 119. O valor do contrato é de R$ 57,2 milhões. A outra
empresa é a Construtora Gomes Lourenço, vencedora do primeiro lote. O
contrato foi fechado no valor de R$ 56,9 milhões, para as obras entre os
km 102 ao 109,6.
A SP-264 tem fluxo diário de aproximadamente
20 mil veículos, segundo o DER. Durante os últimos dois anos, conforme a
Polícia Rodoviária, mais de 600 acidentes e 19 mortes foram registrados
nessa rodovia. No ano passado foram 302 ocorrências, com 108 feridos e
14 óbitos. As principais causas de acidentes são o excesso de veículos, a
imprudência dos motoristas e a falta de condições adequadas da via.
Notícia publicada na edição de 25/10/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A
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