Projeto mescla dança contemporânea, teatro e expressão corporal.
Alunos que participam apresentam mais interesse na escola.
Alunos que participam apresentam mais interesse na escola.
Professora Carmem Machado |
O projeto, criado há 7 anos, ganha forma no camarim improvisado na sala
de aula, onde as meninas viram bailarinas. "É o momento em que a gente
pode incorporar nosso personagem e vamos dizer que assim a gente se
transforma em dançarinos", comenta a estudante Thaís Oliveira Silva.
O projeto inovador conquistou não só as meninas mas também os meninos.
João Vitor também se encantou com a dança e se apronta rapidinho quando o
assunto é vivenciar a criatividade que a aula pode proporcionar. E essa
criatividade começa no espaço das aulas: a educação artística é
realizada nos fundos da escola.
O espaço é todo preparado para receber os novos dançarinos. "Não é
porque estou em um lugar que tem uma condição social que não seja
favorável que eu não posso ter um ensino de qualidade. Então nesse
espaço eu posso sim trabalhar. Com que recursos eu vou trabalhar? Não é
fácil. Eu não vou falar que isso acontece da noite para o dia. Mas acho
que nós, como professores, temos que ter esse pensamento político e
pedagógico dentro da educação", comenta a professora Carmem.
As aulas têm, além de passos ensaiados, despertado nos estudantes a
sensibilidade e a determinação de fazer algo diferente e descobrir um
mundo que antes nem imaginavam. "A gente aprende a ter leveza", fala a
estudante Camila da Silva Laurentina.
Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí
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